-

Resolução 4966: como as novas regras impactam o consumidor final

Por Eduardo Tambellini, Consultor de Negócios da FICO

SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE)--A Resolução 4966 do Banco Central (BC), em vigor desde 1º de janeiro de 2025, visa trazer mais transparência às regras contábeis das instituições financeiras, aprimorando a análise de risco e fortalecendo a confiança de investidores e reguladores. Mas qual é o real impacto para o consumidor final?

A Resolução 4966 do Banco Central trará mais qualidade para a análise de risco, concessão de crédito e um direcionamento inteligente e efetivo de antecipação das cobranças.

Share

Inspirada nas melhores práticas internacionais, a nova regulamentação exige mudanças significativas nos processos e operações das instituições financeiras. A principal alteração está na necessidade de antecipação de possíveis inadimplências, forçando os bancos a provisionarem perdas antes que as dívidas se tornem problemas concretos. Essa mudança influencia na forma como o banco se relaciona e monitora os clientes, e impacta diretamente em estratégias de cobrança e recuperação.

Outro ponto relevante é a nova classificação dos ativos financeiros, que exige uma revisão das políticas de concessão e cobrança. Isso significa que as estratégias de recuperação de crédito deverão ser mais proativas, adaptando-se ao perfil e ao momento financeiro de cada cliente, tornando as negociações e renegociações mais assertivas.

A resolução trará mais qualidade para a análise de risco, concessão de crédito e um direcionamento inteligente e efetivo de antecipação das cobranças, tendo a tecnologia como uma aliada no processo de recuperação do risco de crédito com base em evidências e condições preditivas e prescritivas.

Para atender às novas exigências, as instituições precisarão integrar diferentes áreas, como TI, risco, compliance e contabilidade, promovendo um trabalho conjunto e intensificando o uso de tecnologia e análise de dados. Esse investimento será essencial para garantir conformidade regulatória e permitir a personalização dos serviços financeiros.

Embora, num primeiro momento, a resolução possa levar bancos e fintechs a reavaliarem suas estratégias de crédito, no médio e longo prazo ela deve proporcionar mais transparência, segurança e equilíbrio ao sistema financeiro. A expectativa é que, com processos mais estruturados, os consumidores tenham acesso a serviços mais confiáveis, personalizados e sustentáveis.

Sobre a FICO

A FICO (NYSE: FICO) capacita decisões que ajudam pessoas e empresas ao redor do mundo a prosperarem. Fundada em 1956, a empresa é pioneira no uso de análises preditivas e ciência de dados para melhorar decisões operacionais. A FICO detém mais de 200 patentes nos Estados Unidos e em outros países para tecnologias que aumentam a lucratividade, satisfação do cliente e crescimento de negócios nos setores de serviços financeiros, seguros, telecomunicações, saúde, varejo e muitos outros. Com as soluções da FICO, empresas em mais de 80 países fazem desde a proteção de quatro bilhões de cartões de pagamento contra fraudes, até a melhoria da inclusão financeira e o aumento da resiliência da cadeia de suprimentos. O FICO® Score, utilizado por 90% dos maiores credores dos EUA, é a medida padrão de risco de crédito ao consumidor nos Estados Unidos e foi disponibilizado em mais de 40 outros países, melhorando a gestão de riscos, o acesso ao crédito e a transparência.

Saiba mais em https://www.fico.com

Participe da conversa em https://x.com/FICO_corp e https://www.fico.com/blogs/.

Para notícias e recursos de mídia da FICO, visite https://www.fico.com/en/newsroom.

FICO é uma marca registrada da Fair Isaac Corporation nos EUA e em outros países.

Contacts

Informações para imprensa:
InPress Porter Novelli
Cibely Toller
fico@inpresspni.com.br / (11) 99858-8500

FICO
Thais Sabatini
thaissabatini@fico.com

FICO

NYSE:FICO

Release Versions

Contacts

Informações para imprensa:
InPress Porter Novelli
Cibely Toller
fico@inpresspni.com.br / (11) 99858-8500

FICO
Thais Sabatini
thaissabatini@fico.com

Social Media Profiles
More News From FICO

Hiperpersonalização: o motor invisível que decide, protege e retém clientes

SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE)--Durante muito tempo, personalizar era marketing simples: significava acertar a oferta, no momento certo, para a pessoa certa. Conveniente, persuasivo, e um recurso útil para vender mais. Mas esse jogo acabou. Hoje, conhecer o consumidor não é só estratégia comercial — é infraestrutura crítica para o negócio e, principalmente, para a segurança. O que mudou? A hiperpersonalização deixou de ser apenas conveniência para se tornar sinônimo de segurança. Ao entender padrõe...

Chartis nomeia a FICO como líder na categoria de soluções de fraude corporativa pelo quinto relatório consecutivo

SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE)--A FICO, líder global em softwares analíticos, foi nomeada líder de categoria em soluções de fraude corporativa pela quinta vez consecutiva no relatório Enterprise and Payment Fraud Solutions 2025, Quadrant Update da Chartis. A FICO foi listada como líder em três categorias: soluções de fraude corporativa, soluções de fraude em pagamentos e plataformas de fraude. Mais informações em: https://www.fico.com/en/latest-thinking/analyst-report/chartis-vendor-spotlight-enter...

Bradesco elimina fraudes com IA na Plataforma FICO, registrando 1 bilhão de transações mensais e o dobro da velocidade nas aprovações

Hollywood, FL, EUA--(BUSINESS WIRE)--FICO World 25 – FICO (NYSE: FICO) Destaques: O Bradesco implementou a Plataforma FICO® para modernizar a detecção de fraudes e aprimorar a abertura de contas digitais O banco processa quase 1 bilhão de transações PIX por mês, reduzindo em 89% o atrito com o cliente relacionado a fraudes As rejeições de transações caíram 25%, enquanto as aberturas de contas em tempo real cresceram 11% O Bradesco recebeu o prêmio FICO® Decision Industry Vanguard Award 2025 Dur...
Back to Newsroom