-

O segundo dia do 11º Congresso Mundial de Zonas Francas destaca o papel da digitalização e da sustentabilidade na formação do futuro das zonas francas

HAINAN, China--(BUSINESS WIRE)--O 11o Congresso Mundial Anual da Organização Mundial de Zonas Francas continuou sua agenda hoje com foco no papel da digitalização e da sustentabilidade no futuro das zonas francas e nos mecanismos, a fim de melhorar sua posição como portas de entrada estratégicas para o comércio

As sessões do dia incluíram uma série de sessões abordando temas cruciais, como a digitalização dos corredores comerciais, o impacto do Imposto Mínimo Global da OCDE e o papel das zonas francas como portas de entrada regionais para o comércio.

A sustentabilidade foi o tema central das sessões, com foco na transição para zero emissão líquida através de energia renovável, modelos de economia circular e estruturas de financiamento ecológicas. Os palestrantes destacaram que a descarbonização não é apenas um imperativo climático, mas também uma vantagem competitiva para a próxima geração de zonas francas.

O Congresso também presenciou a inauguração do Instituto Global de Pesquisa de Zonas Francas,, um grupo pioneiro de especialistas internacional dedicado a promover pesquisas, diálogos sobre políticas e a capacitação para zonas francas ao redor do mundo.

As atividades do Instituto irão incluir a realização de pesquisas sobre questões críticas enfrentadas pelas zonas francas, a elaboração de recomendações de políticas, a organização de grupos de especialistas e intercâmbios internacionais, a publicação de relatórios do setor, bem como a oferta de treinamento especializado e serviços de consultoria a governos e autoridades de zonas francas.

No segundo dia do Congresso, foi firmado um Memorando de Entendimento (MoU) entre seis zonas francas e cinco zonas econômicas e tecnológicas na província de Hainan. O acordo visa aperfeiçoar a cooperação em fluxos transfronteiriços de dados e reforçar a posição dos signatários como polos-chave na economia digital mundial.

Os signatários no lado da zona franca incluíram a Autoridade das Zonas Econômicas Integradas de Dubai (DIEZ) dos EAU, a Zona Franca PIROT da Sérvia, a Zona Franca da Cidade de Tatu do Quênia, a Zona Econômica Especial de Luanda de Angola, a Zona Franca de Santa Fiesta da Argentina e a Autoridade Geral para Investimentos e Zonas Francas (GAFI) do Egito.

Da província de Hainan, os signatários incluíram a Nova Área de Haikou Jiangdong, o Parque Industrial de Internet de Haikou Fosing, a Comunidade de Software de Resort de Hainan, a Cidade de Ciência e Tecnologia da Baía de Sanya Yazhou e a Cidade de Retornados do Exterior de Lingshui.

O Memorando de Entendimento estabelece uma estrutura para cooperação em fluxos de dados transfronteiriços através do desenvolvimento de mecanismos conjuntos que garantem a segurança e a resiliência dos dados, enquanto facilitam a transferência tranquila e segura de informações entre os signatários.

*Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Mazen Dirany
Mídia do Congresso Mundial de Zonas Francas
meldirany@diez.ae

World Free Zones Organization



Contacts

Mazen Dirany
Mídia do Congresso Mundial de Zonas Francas
meldirany@diez.ae

More News From World Free Zones Organization

World FZO conclui seu 11º Congresso Mundial em Hainan

HAINAN, China--(BUSINESS WIRE)--A Organização Mundial de Zonas Francas (World Free Zones Organization) concluiu seu 11º Congresso Mundial Anual em Hainan, realizado de 10 a 12 de outubro. O evento atraiu mais de 1.200 participantes de 70 países, juntamente com 16 delegações ministeriais de alto nível e representantes de organizações econômicas e comerciais internacionais. O último dia contou com a realização da Assembleia Geral Anual, durante a qual foi aprovado um conjunto de resoluções estrat...

World FZO divulga programação e lista de palestrantes do 11o Congresso Mundial em Hainan, China

DUBAI, Emirados Árabes Unidos--(BUSINESS WIRE)--A World Free Zones Organization realizará seu 11o Congresso Mundial anual de 10 a 12 de outubro de 2025, no Hainan International Conference and Exhibition Centre, em parceria com o Hainan Provincial Bureau of International Economic Development (IEDB). Com o tema "Zones: Gateways to Global Prosperity, Trade, and Sustainable Innovation" ("Zonas francas: portais para a prosperidade global, comércio e inovação sustentável"), o Congresso será o maior e...

World FZO levará seu 12º Congresso Mundial para o Panamá em 2026

DUBAI, Emirados Árabes Unidos--(BUSINESS WIRE)--A Organização Mundial de Zonas Francas anunciou a assinatura de um Memorando de Entendimento com o governo do Panamá para sediar o 12º Congresso Mundial anual da World FZO na capital do país, Cidade do Panamá, em julho de 2026. O Memorando de Entendimento foi assinado por Sua Excelência Dr. Mohammed AlZarooni, presidente da World FZO, e por Sua Excelência Julio Moltó, ministro do Comércio e Indústria do Governo da República do Panamá, na presença...
Back to Newsroom