-

Comentário da Best: Brasil avança na reforma da regulamentação de seguros, apesar das dificuldades econômicas

OLDWICK, N.J.--(BUSINESS WIRE)--AM Best considera que as profundas reformas do Brasil em sua estrutura regulatória de seguros representam uma mudança institucional para o mercado de seguros do país, avançando rumo ao maior profissionalismo, proteção ao consumidor e alinhamento internacional.

O Comentário da Best em "Equilibrando Reforma e Restrição: A Reforma do Sistema de Seguros no Brasil em meio a Dificuldades Econômicas", observa que a reforma regulatória do país ocorre em um momento de desaceleração na economia. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o crescimento real do PIB do país deverá desacelerar de 3,4% em 2024 a 2,0% em 2025. A inflação deverá aumentar de 4,4% em 2024 a 5,3% em 2025. "Altas taxas de juros, rigor fiscal e dificuldades do comércio mundial vêm restringindo o crescimento e limitando a flexibilidade das políticas do governo", disse Ann Modica, Diretora de Critérios de Classificação de Crédito, Pesquisa e Análise da AM Best.

Um passo importante na reforma regulatória brasileira é a promulgação da Lei de Contrato de Seguro (Lei nº 15.040/2024), que substitui provisões legais obsoletas e introduz uma estrutura modernizada para contratos de seguros. Em vigor a partir de dezembro de 2025, a lei impõe prazos de resposta mais estritos para seguradoras e resseguradoras, aumenta a transparência dos sinistros e restringe o cancelamento unilateral de apólices. Também limita a capacidade das partes de designar leis e jurisdição estrangeiras em disputas de seguros e resseguros, que impactam potencialmente a estruturação de contratos internacionais.

Outras reformas promulgadas buscam abordar a regulamentação de sociedades mútuas e cooperativas, bem como intensificar a governança de risco mediante requisitos de Avaliação Própria de Risco e Solvência (ORSA), bem como regras operacionais mais robustas para corretores e reguladores de sinistros. Como consequência, os participantes do mercado devem atuar prontamente para adaptar suas estruturas legais, operacionais e de governança.

"Juntas, estas mudanças legais e institucionais representam um ponto de inflexão para o mercado de seguros do Brasil, pois visam expandir o acesso ao mercado e aprofundar a inclusão financeira, enquanto introduzem padrões de solvência e governança proporcionais ao tamanho e à natureza destas organizações", disse David Lopes, Analista Sênior do Setor de Pesquisa e Análise Industrial na AM Best.

Para visualizar a cópia completa deste comentário, acesse http://www3.ambest.com/bestweek/purchase.asp?record_code=358761.

A AM Best irá realizar sua primeira sessão informativa de mercado em São Paulo para discutir o segmento de (res)seguros no Brasil, além de apresentar a recém-lançada Qualificação Nacional de Longo Prazo para o Brasil pela agência de classificação de risco. O evento está programado para quinta-feira, 23 de outubro de 2025, das 15h às 18h (horário de Brasília), no Renaissance São Paulo, Brasil. Para mais informações, clique aqui.

A AM Best é uma agência internacional de classificação de crédito, editora de notícias e provedora de análise de dados especializada no setor de seguros. Com sede nos EUA, a empresa atua em mais de 100 países, com escritórios regionais em Londres, Amsterdã, Dubai, Hong Kong, Singapura e Cidade do México. Para mais informações, acesse www.ambest.com.

Copyright © 2025 por A.M. Best Rating Services, Inc. e/ou suas afiliadas. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

David Lopes
Analista Sênior do Setor de
Pesquisa e Análise Industrial
+1 908 882 2071
david.lopes@ambest.com

Ann Modica
Diretora de Classificação de Crédito,
Critérios, Pesquisa e Análise
+1 908 882 2127
ann.modica@ambest.com

Alfonso Novelo
Diretor Sênior de Análise
+52 55 1102 2720, ext. 107
alfonso.novelo@ambest.com

Christopher Sharkey
Diretor Associado de Relações Públicas
+1 908 882 2310
christopher.sharkey@ambest.com

Al Slavin
Especialista Sênior em Relações Públicas
+1 908 882 2318
al.slavin@ambest.com

AM Best


Release Versions

Contacts

David Lopes
Analista Sênior do Setor de
Pesquisa e Análise Industrial
+1 908 882 2071
david.lopes@ambest.com

Ann Modica
Diretora de Classificação de Crédito,
Critérios, Pesquisa e Análise
+1 908 882 2127
ann.modica@ambest.com

Alfonso Novelo
Diretor Sênior de Análise
+52 55 1102 2720, ext. 107
alfonso.novelo@ambest.com

Christopher Sharkey
Diretor Associado de Relações Públicas
+1 908 882 2310
christopher.sharkey@ambest.com

Al Slavin
Especialista Sênior em Relações Públicas
+1 908 882 2318
al.slavin@ambest.com

More News From AM Best

AM Best discute situação do mercado de (re)seguros no Brasil em sessão informativa em São Paulo

OLDWICK, N.J.--(BUSINESS WIRE)--AM Best irá realizar sua primeira sessão informativa de mercado em São Paulo para discutir suas perspectivas sobre o segmento de resseguros no Brasil, além de apresentar as Classificações em Escala Nacional para o Brasil, lançados recentemente pela agência de classificação de risco. O evento está programado para quinta-feira, 23 de outubro de 2025, das 15h às 18h (horário de Brasília), no The Renaissance São Paulo, no Brasil. No evento, Ricardo Rodríguez Pérez, a...

Relatório de Segmento de Mercado da Best: Resseguradoras Latino-Americanas se Reposicionam à Medida que a Demanda se Fortalece

CIDADE DO MÉXICO--(BUSINESS WIRE)--Embora a penetração dos seguros na América Latina continue baixa, a demanda por capacidade de resseguro está se fortalecendo devido a uma ampla variedade de riscos naturais. O relatório de segmento de mercado da Best, “Resseguradoras latino-americanas se reposicionam à medida que a demanda se fortalece”, afirma que as perdas seguradas por catástrofes naturais totalizaram US$ 11,6 bilhões em 2024;no entanto, apenas US$ 1,5 bilhão foi segurado, pois a penetração...

AM Best Afirma Classificações de Crédito e Atribui Classificação em Escala Nacional ao IRB-Brasil Resseguros S.A.

CIDADE DO MÉXICO--(BUSINESS WIRE)--AM Best afirmou o Financial Strength Rating A- (Excelente) e o Rating de Crédito de Emissor de Longo Prazo “a-” (Excelente) do IRB-Brasil Resseguros S.A. (IRB) (Rio de Janeiro, Brasil). Simultaneamente, a AM Best atribuiu a Classificação em Escala Nacional (NSR, por suas siglas em inglês) de Brasil de “aaa.BR” (Exceptional) ao IRB. A perspectiva dessas Classificações de Crédito (classificações) é estável. As classificações refletem a solidez do balanço patrimo...
Back to Newsroom