-

Novo marco com a Suécia consagrou uma política que pode tornar o mundo livre do fumo

ESTOCOLMO--(BUSINESS WIRE)--A Suécia incorporou a redução de danos do tabaco na política de saúde pública após se tornar a primeira nação a comprovar que é o caminho mais efetivo para um futuro sem fumo.

Graças à posição da Suécia sobre alternativas mais seguras à nicotina, somente 4,5% dos adultos nascidos na Suécia fumam ao ano, abaixo do limite de 5% para pessoas que não fumam.

Este sucesso levou o Parlamento a adotar formalmente a redução de danos, ao reforçar o papel da Suécia como líder mundial na inovação em saúde pública.

O Dr. Delon Human, líder da Smoke Free Sweden, disse:

"Os suecos participaram de um longo experimento de redução de danos, que proporcionou provas irrefutáveis ​​de que substituir o fumo por nicotina sem fumaça reduz drasticamente as doenças, as incapacidades e as mortes prematuras relacionadas ao fumo, um ganho líquido para a saúde pública, enquanto reduz as despesas."

“Com a política de redução de danos agora na Suécia, cada decisão de saúde pública irá refletir este enfoque. Outros países devem adotar o modelo da Suécia sem mais demora."

Em vez de reduzir o consumo de tabaco, a Suécia agora prioriza a redução de danos ao estimular os fumantes a mudar para alternativas mais seguras, como snus, sachês de nicotina e vapes.

Adotada pelo Parlamento em dezembro de 2024, a política estabelece:
"… a política do tabaco deve considerar os diversos efeitos nocivos ​​de diferentes produtos. Os cigarros representam um risco maior à saúde do que a nicotina sem fumaça… Isso deve ser refletido na tributação e nas metas políticas."

A Suécia já aplicou a tributação com base em risco, ao reduzir o imposto especial de consumo sobre o snus e aumentar o mesmo sobre os cigarros.

"A adoção formal da Suécia em reduzir danos é um marco internacional", disse o Dr. Human. "Com taxas de tabagismo de 5,3%, a Suécia se encaminha para se tornar o primeiro país livre do fumo. Os responsáveis por formulação de políticas sobre a redução de mortes relacionadas ao tabagismo devem seguir o exemplo."

O sucesso da Suécia é notável. Entre os cidadãos suecos nascidos em outros lugares da Europa, a taxa de tabagismo é de 7,8%, menos de um terço da média da UE. Os benefícios para a saúde pública significam que a Suécia tem 41% menos casos de câncer do que a média europeia e 44% menos mortalidade relacionada ao tabaco.

Outros países que aplicam o modelo da Suécia estão vendo resultados semelhantes. A Nova Zelândia reduziu quase pela metade as taxas de tabagismo (12,2% em 2018 para 6,9% em 2024) promovendo o vaping, enquanto o Japão viu uma queda de 43% nas vendas de cigarros de 2015 a 2020, à medida que os fumantes mudaram para produtos de tabaco aquecido. No Reino Unido, quase três milhões pararam de fumar usando vapes em cinco anos.

O Dr. Human conclui: "Em todas as discussões sobre o controle do tabaco, os reguladores deveriam se perguntar: 'Como os suecos fizeram história no tabagismo, enquanto salvaram vidas?'"

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Jessica Perkins
info@smokefreesweden.org

More News From Smoke Free Sweden

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Suecos comemoram sucesso sem fumo – uma lição para o Brasil diz Smoke Free Sweden

ESTOCOLMO--(BUSINESS WIRE)--Números SENSACIONAIS do governo divulgados hoje mostram que os suecos fizeram história ao se tornarem oficialmente "livres de fumo". Os suecos atingiram esse marco notável 16 anos antes da meta da União Europeia, enquanto a maioria dos seus colegas Estados-membros está prestes a perdê-lo por uma certa distância. Dados oficiais de saúde divulgados pela agência de saúde pública da Suécia mostram que apenas 4,5% dos adultos nascidos no país fumam – número significativam...

Relatório de referência prova que o alto consumo de nicotina não leva a altos índices de problemas de saúde

ESTOCOLMO--(BUSINESS WIRE)--Um novo relatório divulgado hoje em Estocolmo por especialistas internacionais em saúde, “No Smoke, Less Harm ” (Sem Fumo, Menos Danos), apresenta evidências convincentes de que, apesar de níveis semelhantes de consumo de nicotina, a Suécia apresenta taxas significativamente menores de doenças relacionadas ao tabaco em comparação com outras nações europeias. O relatório, que foi apresentado durante um evento organizado pela Smoke Free Sweden, um grupo global de defes...

Novo relatório da Smoke Free Sweden: 1,4 milhão de vidas poderiam ser salvas se o Brasil adotasse a estratégia 'livre de fumo' da Suécia

BRASÍLIA, Brasil--(BUSINESS WIRE)--Quase 1,4 milhões de vidas brasileiras, o equivalente à população de Porto Alegre, poderiam ser salvas se o Brasil implementasse a estratégia 'livre de fumo' da Suécia e a redução de danos do tabaco (THR), revela um novo e importante relatório da Smoke Free Sweden. Os autores, do movimento internacional Smoke Free Sweden, irá lançar seu novo relatório, Vidas Salvas: Integrando a Redução de Danos ao Controle do Tabaco , em um evento em Brasília hoje. Atualmente...
Back to Newsroom