-

Novo relatório da Smoke Free Sweden: 1,4 milhão de vidas poderiam ser salvas se o Brasil adotasse a estratégia 'livre de fumo' da Suécia

BRASÍLIA, Brasil--(BUSINESS WIRE)--Quase 1,4 milhões de vidas brasileiras, o equivalente à população de Porto Alegre, poderiam ser salvas se o Brasil implementasse a estratégia 'livre de fumo' da Suécia e a redução de danos do tabaco (THR), revela um novo e importante relatório da Smoke Free Sweden.

Os autores, do movimento internacional Smoke Free Sweden, irá lançar seu novo relatório, Vidas Salvas: Integrando a Redução de Danos ao Controle do Tabaco , em um evento em Brasília hoje.

Atualmente, o Brasil tem uma taxa de tabagismo de 13,4%, bem acima do limite oficial 'livre de fumo' da Organização Mundial da Saúde de 5%. Isto significa que quase 16 mil brasileiros morrem todos os meses de doenças evitáveis.

A nível mundial, o tabagismo ceifa mais de 8,5 milhões de vidas todos os anos, um número que a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que irá aumentar para 10 milhões nos próximos cinco anos.

Contudo, este novo relatório mostra que, ao adotar o enfoque sueco à THR, o Brasil poderia salvar um grande número de vidas.

A Suécia é o exemplo mais convincente do mundo de onde a THR pode chegar. O país está no caminho certo de se tornar oficialmente 'livre de fumo', com taxas de tabagismo pouco acima de 5%.

Isto não é apenas uma medalha de honra, mas também se traduz em taxas de câncer mais baixas da Europa e na redução da mortalidade causada pelo tabagismo. Uma parte significativa desta história de sucesso é o enfoque ponderado da Suécia para reduzir danos associados ao tabagismo mediante o uso de produtos alternativos de risco reduzido, como 'vaping' e bolsas de nicotina.

Dr. Derek Yach, principal autor do relatório, disse:

"Embora o tabagismo continue sendo a principal causa evitável de morte prematura ao redor do mundo, os métodos convencionais de controle do tabaco chegaram a um impasse. Os legisladores no Brasil precisam reconhecer o papel essencial dos produtos de redução de danos do tabaco, que já vêm sendo utilizados por 150 milhões de pessoas a nível mundial no enfrentamento desta crise urgente."

O Dr. Delon Human, principal colaborador do relatório e líder do movimento Smoke Free Sweden, afirmou:

"O controle do tabaco por si só não é suficiente quando se trata de combater os elevados níveis de tabagismo. Deve ser complementado por um conjunto abrangente de medidas de redução de danos. Isto inclui a acessibilidade, aceitabilidade e poder de obtenção de alternativas menos prejudiciais, como 'vaping' e bolsas de nicotina."

"As entidades de saúde pública no Brasil deveriam aproveitar a oportunidade para replicar êxito da abordagem sueca a nível mundial. Juntos, podemos trabalhar para um mundo sem fumo e garantir o bem-estar das futuras gerações."

Notas aos editores

Sobre a Smoke Free Sweden

O relatório, Vidas Salvas: Integrando a Redução de Danos ao Controle do Tabaco , está disponível online aqui.

A Smoke Free Sweden é um movimento que incentiva outros países a seguirem a experiência sueca quanto à redução de danos do tabaco. A Suécia está prestes a se tornar primeiro país europeu 'livre de fumo', com uma taxa de tabagismo inferior a 5%. Este feito notável pode ser atribuído à atitude aberta da Suécia referente a produtos alternativos.

Para mais informação sobre o êxito da abordagem sueca em se tornar um país livre de fumo, acesse www.smokefreesweden.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Smoke Free Sweden
Jessica Perkins
info@smokefreesweden.org
www.smokefreesweden.org

Smoke Free Sweden


Release Versions

Contacts

Smoke Free Sweden
Jessica Perkins
info@smokefreesweden.org
www.smokefreesweden.org

More News From Smoke Free Sweden

Novo marco com a Suécia consagrou uma política que pode tornar o mundo livre do fumo

ESTOCOLMO--(BUSINESS WIRE)--A Suécia incorporou a redução de danos do tabaco na política de saúde pública após se tornar a primeira nação a comprovar que é o caminho mais efetivo para um futuro sem fumo. Graças à posição da Suécia sobre alternativas mais seguras à nicotina, somente 4,5% dos adultos nascidos na Suécia fumam ao ano, abaixo do limite de 5% para pessoas que não fumam. Este sucesso levou o Parlamento a adotar formalmente a redução de danos, ao reforçar o papel da Suécia como líder m...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Suecos comemoram sucesso sem fumo – uma lição para o Brasil diz Smoke Free Sweden

ESTOCOLMO--(BUSINESS WIRE)--Números SENSACIONAIS do governo divulgados hoje mostram que os suecos fizeram história ao se tornarem oficialmente "livres de fumo". Os suecos atingiram esse marco notável 16 anos antes da meta da União Europeia, enquanto a maioria dos seus colegas Estados-membros está prestes a perdê-lo por uma certa distância. Dados oficiais de saúde divulgados pela agência de saúde pública da Suécia mostram que apenas 4,5% dos adultos nascidos no país fumam – número significativam...

Relatório de referência prova que o alto consumo de nicotina não leva a altos índices de problemas de saúde

ESTOCOLMO--(BUSINESS WIRE)--Um novo relatório divulgado hoje em Estocolmo por especialistas internacionais em saúde, “No Smoke, Less Harm ” (Sem Fumo, Menos Danos), apresenta evidências convincentes de que, apesar de níveis semelhantes de consumo de nicotina, a Suécia apresenta taxas significativamente menores de doenças relacionadas ao tabaco em comparação com outras nações europeias. O relatório, que foi apresentado durante um evento organizado pela Smoke Free Sweden, um grupo global de defes...
Back to Newsroom