Empresas brasileiras redefinem o trabalho com IA e automação
Empresas brasileiras redefinem o trabalho com IA e automação
Organizações adotam tecnologias inteligentes no ambiente de trabalho para aprimorar a produtividade, a colaboração e a experiência do funcionário, segundo relatório ISG Provider Lens®
SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE)--Organizações no Brasil estão expandindo o uso de IA e outras tecnologias para modernizar o trabalho e a experiência do funcionário, visando maior produtividade e agilidade empresarial, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia focada em IA.
O relatório ISG Provider Lens® Future of Work Services 2025 para o Brasil revela que muitas empresas estão reformulando a maneira como os funcionários interagem com a tecnologia, introduzindo sistemas inteligentes que tornam os processos de trabalho mais eficientes e adaptáveis às necessidades em constante mudança. Os fornecedores de serviços estão expandindo suas operações no Brasil para ajudar os clientes a integrar novas ferramentas digitais no ambiente de trabalho da maneira que melhor atenda às suas necessidades.
“As empresas brasileiras estão indo além da digitalização básica em direção à automação inteligente, que apoia tanto os resultados de negócios quanto o bem-estar dos funcionários”, disse Bill Huber, sócio da ISG em Digital Platforms and Solutions. “Os ambientes de trabalho habilitados por IA estão melhorando a produtividade, o engajamento e a sustentabilidade em todos os setores.”
Empresas no Brasil estão treinando agentes digitais inteligentes, atualmente utilizados no atendimento ao cliente, para aplicação em áreas como vendas e recursos humanos, afirma a ISG. Essas ferramentas, disponíveis comercialmente como serviços, gerenciam processos complexos para reduzir o tempo de resposta e aumentar a precisão. Ao expandir o uso de agentes digitais para funções estratégicas que impactam a receita e a gestão de talentos, as empresas estão aumentando significativamente o valor de seus negócios.
Plataformas baseadas em nuvem e ferramentas de comunicação aprimoradas por IA ajudam as equipes a operar perfeitamente em diferentes locais e dispositivos, afirma a ISG. Essas soluções possibilitam experiências personalizadas para os funcionários, uma capacidade crucial dada a diversidade cultural do Brasil. As empresas estão adotando a análise de sentimentos, que pode melhorar a satisfação e a retenção de funcionários, em um ritmo mais lento do que em outras regiões, segundo a ISG. Os fornecedores de serviços estão dedicando recursos significativos para conscientizar os clientes sobre o potencial dessa ferramenta.
Segundo o relatório, as empresas também estão utilizando automação e análise de dados para tornar as operações no local de trabalho mais sustentáveis e adaptáveis. Os sistemas de trabalho inteligentes empregam sensores e análises preditivas para otimizar o uso de energia, a alocação de espaço de trabalho e o agendamento de manutenção. Essas funcionalidades não apenas reduzem o impacto ambiental, como também melhoram a relação custo-benefício e o conforto dos funcionários.
Empresas no Brasil estão buscando fornecedores de serviços de tecnologia para o ambiente de trabalho que possuam expertise em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e outras regulamentações locais, além de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), afirma a ISG. Elas procuram parceiros que possam se engajar em cocriação para atender às necessidades específicas do mercado e do setor locais.
“As organizações que integram com sucesso automação, análise de dados e IA estão estabelecendo novos padrões de excelência no ambiente de trabalho”, disse Cristiane Tarricone, autora principal do relatório. “Os principais provedores de serviços aprimoraram suas ofertas e abordagens operacionais para ajudar os clientes no Brasil a transformar seus ambientes de trabalho com sucesso.”
O relatório também explora outras tendências relacionadas à tecnologia no ambiente de trabalho no Brasil, incluindo a crescente importância de programas de aprimoramento e requalificação profissional focados na preparação para a IA e o foco emergente em práticas éticas de IA.
Para obter mais informações sobre os desafios relacionados à tecnologia no ambiente de trabalho enfrentados por empresas no Brasil, além das dicas da ISG para superá-los, consulte o briefing ISG Provider Lens® Focal Points aqui.
O relatório ISG Provider Lens® Future of Work Services 2025 para o Brasil avalia as capacidades de 31 fornecedores em seis quadrantes: Workplace Strategy and Enablement Services, Collaboration and Next-gen Experience Services, Managed End-user Technology Services, Continuous Productivity Services (including Next-gen Service Desk), Smart and Sustainable Workplace Services, e AI-Augmented Workforce Services.
O relatório nomeia a DXC Technology e a Stefanini como líderes em todos os seis quadrantes. A Atos, a TIVIT e a Unisys são nomeadas líderes em cinco quadrantes cada. A Kyndryl, a TCS e a Wipro são nomeadas líderes em quatro quadrantes cada, e a Accenture é nomeada líder em três quadrantes. A Deloitte e a Getronics são nomeadas líderes em dois quadrantes cada. A Capgemini, a Dedalus, a HCLTech, a NTT DATA e a Positivo S+ são nomeadas líderes em um quadrante cada.
Além disso, a HCLTech foi nomeada Rising Star — uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro”, segundo a definição da ISG — em três quadrantes. Capgemini, Getronics, NTT DATA e Positivo S+ foram nomeadas Rising Stars em um quadrante cada.
Na área de experiência do cliente, a Microland foi nomeada a ISG CX Star Performer global de 2025 entre os fornecedores de serviços para o ambiente de trabalho. A Microland obteve as maiores pontuações de satisfação do cliente na pesquisa Voice of the Customer da ISG, que faz parte do programa ISG Star of Excellence™, o principal reconhecimento de qualidade para o setor de tecnologia e serviços empresariais.
O relatório ISG Provider Lens® Future of Work Services 2025 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.
Sobre o ISG Provider Lens™ Research
A série de pesquisas ISG Provider Lens™ Quadrant é a única avaliação de fornecedores de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica, orientada por dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma riqueza de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros de sourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes empresariais da ISG. A pesquisa atualmente cobre fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos EUA, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre a pesquisa ISG Provider Lens™, visite esta página da web.
Sobre a ISG
A ISG (Nasdaq: III) é uma empresa global de consultoria e pesquisa tecnológica centrada em IA. Uma parceira confiável para mais de 900 clientes, incluindo 75 das 100 maiores empresas do mundo, a ISG é uma líder de longa data em tecnologia e serviços empresariais que agora está na vanguarda da alavancagem da IA para ajudar organizações a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa, fundada em 2006, é conhecida por seus dados de mercado proprietários, conhecimento profundo dos ecossistemas de fornecedores e a expertise de seus 1.600 profissionais em todo o mundo trabalhando juntos para ajudar os clientes a maximizar o valor de seus investimentos em tecnologia.
Contacts
Press Contacts:
Laura Hupprich, ISG
+1 203-517-3100
laura.hupprich@isg-one.com
Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG
Contato: +55 11 98671 5652
thabata@mondonipress.com.br
